IBDP realiza mais de 52 visitas no primeiro semestre de 2024
Focadas em fortalecer parcerias e melhorar os serviços previdenciários no Brasil, reuniões proporcionaram momentos de diálogo entre instituições, buscando soluções mais acessíveis e eficientes para a população. Entre as reuniões realizadas está o encontro com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde membros da diretoria do IBDP encontraram-se com Alessandro Antônio Stefanutto, presidente do instituto, para discutir temas relacionados à estabilidade do sistema do INSS, além do trabalho colaborativo e a ampliação do diálogo entre as duas entidades. Na oportunidade, também foi entregue o livro “Previdência nas Artes”, que explora a interseção entre o direito previdenciário e as expressões artísticas.
Além dessa, outras visitas interinstitucionais tiveram destaque, como a participação do IBDP na Jornada dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, promovida pela Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais (COJEF) e pela Escola de Magistratura Federal (ESMAF). Nos dias 15 e 16 de abril, membros do IBDP, magistrados e servidores da Justiça Federal discutiram melhorias e soluções para os Juizados Especiais Federais (JEFs), com o objetivo de tornar os processos mais ágeis e eficazes. A partir dessas discussões, o IBDP conquistou um importante assento no Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (FORJEF).
Uma reunião estratégica também foi realizada com representantes do IBDP, INSS e OAB, onde discutiram melhorias nos serviços previdenciários, com foco na padronização dos prazos de intimação, melhorias no sistema “Meu INSS” e no painel de requerimentos, além do refinamento do processo de autodeclaração. Essas mudanças visam aprimorar tanto os processos para a advocacia quanto facilitar o acesso dos cidadãos aos seus direitos.
Outro destaque foi a visita institucional do IBDP ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), na qual foi entregue um ofício com sugestões para a alteração do regimento interno. Durante o encontro, foram discutidas melhorias nos sistemas, como a implementação de sustentação oral e a disponibilização da pesquisa de jurisprudência para a comunidade jurídica. Também foi enfatizada a redução das filas de processos, como nos casos de pensão por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A visita reforçou o compromisso interinstitucional em aprimorar as políticas públicas previdenciárias e promover soluções mais eficientes para a sociedade.
Essas visitas reforçam o papel do IBDP como uma instituição ativa na defesa dos direitos dos segurados, promovendo um diálogo contínuo com entidades e buscando soluções para aprimorar os serviços oferecidos à população. O compromisso do instituto em colaborar com órgãos públicos e privados, por meio de discussões estratégicas e entregas técnicas, demonstra sua dedicação em garantir uma previdência mais acessível, eficiente e humanizada para todos os cidadãos brasileiros.
0 comentários