Foram concedidos mais de 222 mil benefícios
O INSS atingiu a maior quantidade de requerimentos concedidos de maneira automática, um recorde histórico desde a implantação da inteligência artificial na análise dos benefícios. Em termos percentuais, foram concluídos 42%, representando mais de 222 mil benefícios, no mês de maio. Os números fazem parte do levantamento realizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do instituto.
Segundo o órgão, a automação agiliza as decisões mais simples, já as análises mais complexas são feitas pela equipe especializada de servidores do INSS.
Integração
De acordo com o INSS, as plataformas de automação integram as normas previdenciárias definidas em Lei e os sistemas próprios do INSS num mecanismo que garante agilidade no processo de análise e decisão de requerimentos. A ferramenta também leva em conta as observações fornecidas pelo cidadão no ato do pedido de benefício.
Os pedidos são feitos através através da central 135 e o Meu INSS. Essas plataformas oferecem mais de 90 serviços como pedidos de benefícios, agendamentos e informações sobre o histórico de contribuição do segurado.
Atualmente fazem parte do sistema automatizado de análise, os seguintes benefícios:
- Aposentadoria por idade urbana e rural;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Pensão por morte urbana e rural;
- Auxílio-reclusão urbano e rural;
- Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência;
- Benefício assistencial ao idoso;
- Salário-maternidade urbano e rural.
Fonte: Extra (https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/06/inss-mais-de-40percent-dos-beneficios-ja-sao-concedidos-automaticamente.ghtml)
0 comentários