IBDP serviu como fonte científica para novo filme
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), órgão responsável por distribuir renda a milhões de brasileiros mensalmente, atravessa a maior crise desde sua criação. Longas filas de espera, benefícios negados e sistema fora do ar são alguns dos problemas enfrentados pelos usuários, e que agora estão expostas em documentário dirigido por Carlos Juliano Barros e Caue Angeli.
Lançado neste mês de junho, o filme ‘Nosso INSS’ faz uma análise transversal dos caminhos que levaram a rede de seguridade social brasileira à maior crise de sua história: redução do número de servidores, adoção de tecnologias para aprovação de benefícios e falta de peritos médicos nas unidades fazem parte da rotina de milhões que buscam o benefício para sobreviver.
Representando o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), fonte jurídica de grande respaldo nacional, a presidente Adriane Bramante, e a diretora científica Jane Berwanger, participaram do documentário, onde tiveram a oportunidade de expor as dificuldades que observam ao atuarem na prática.
Para a presidente do instituto, a participação na obra audiovisual é “uma grande oportunidade de disseminar um conhecimento de grande relevância pública que muitas vezes não chega à população em geral, mas que faz parte da realidade vivenciada pelos beneficiários do INSS”.
O IBDP é uma entidade independente e sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o entendimento e aplicação justa da prática previdenciária. Por meio de pesquisas, eventos e capacitações, o instituto desempenha papel fundamental no aprimoramento da área em âmbito nacional e internacional.
0 comentários